Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PRECAUÇÃO DE CONTATO POR MRSA: ATÉ QUANDO?
Visits
249
Verônica de França Diniz Rocha
Corresponding author
veronica.diniz.rocha@gmail.com

Corresponding author.
, Euclimeire da Silva Neves, Evelin Moura Nascimento, Tiago Lobo Pessoa, Jailton Santos de Oliveira, Marcelo Teles Bastos Ribeiro, Jailton Azevdo
Instituto Couto Maia (ICOM), Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Em regiões de elevada endemicidade de infecções por S. aureus resistente a Meticilina (MRSA) a descontinuação da precaução de contato não impactou no aumento da taxa de infecções. Em uma instituição pública da Bahia, a precaução de contato por MRSA foi descontinuada em maio de 2022 por decisão institucional. Este estudo objetiva avaliar a transmissão cruzada e taxa de infecção hospitalar por MRSA, economia de equipamento de proteção individual e disponibilidade de leitos após intervenção.

Métodos

Estudo do tipo coorte, observacional, retrospectivo. O período avaliado foi de 1/junho/2022 até 31/maio/2023. Foram incluídos pacientes com evidência de MRSA em qualquer sítio independente do tempo de internação. Foram excluídos pacientes com idade <17 anos. O banco de dados do serviço de controle de infecção relacionada à assistência à saúde foi utilizado para avaliar a taxa de infecção hospitalar (após 48h de internação) por MRSA por 1000 pacientes-dia. A taxa de infecção por MRSA do período do estudo (1/junho/2022 até 31/maio/2023) foi comparada com o mesmo período anterior (1/junho/2021 até 31/maio/2022). O risco de infecção por MRSA no período do estudo foi verificado pelo cálculo do risco relativo com 95% de IC, além do cálculo de valor de mid-p. Após descontinuação da precaução de contato, pacientes que compartilhavam o mesmo quarto de enfermaria ou mesma unidade de terapia intensiva, por no mínimo sete dias, eram submetidos a swab nasal para avaliar colonização por MRSA. O número de leitos gerados pelo não bloqueio de leitos e a estimativa de economia de avental descartável e luvas durante o período da internação, a partir do dia do resultado da cultura positiva para MRSA até a data da alta hospitalar, transferência ou óbito foram calculados.

Resultados

Doze pacientes foram incluídos, sendo cinco de infecção por MRSA. 41 pacientes foram considerados contactantes, destes 32 (78%) foram submetidos a swab nasal. Não foi detectado nenhum caso de transmissão cruzada de MRSA pelo swab nasal. O risco de aumento na incidência de infecção por MRSA após descontinuação da precaução de contato foi inexistente (1,64 [0,39‒6,85] 95% CI, p=0,524)]. O total estimado de economia em aventais e luvas foi de R$ 10.959,62. 184 leitos-dia foram gerados.

Conclusão

A descontinuação da precaução de contato pot MRSA aumentou a oferta de leitos ao sistema de saúde e reduziu custos sem impactar nas taxas de infecção e na transmissão cruzada de MRSA.

Palavras-chave:
MRSA
Precaução de contato
S. aureus.
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools