Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
OCORRÊNCIA DE GENES DE BLANDM E BLAKPC EM ISOLADOS DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE INFECTANDO PACIENTES COM COVID-19 E SEM COVID-19 DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE RECIFE-PE
Visits
361
Maria Izabely Silva Pimentelb,
Corresponding author
izabelypimentel6@gmail.com

Corresponding author.
, Lamartine Rodrigues Martinsb, Érica Maria de Oliveirab, Elizabeth Maria Bispo Beltrãob, Moacir Batista Jucáa, Ana Catarina de Souza Lopesb
a Hospital Agamenon Magalhães, Recife, PE, Brasil
b Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Durante a pandemia de COVID-19 muitos microrganismos estavam envolvidos em casos de coinfecção ou infecções secundárias. Dentre esses, a Klebsiella pneumoniae é uma das espécies bacteriana de maior ocorrência, que se torna ainda mais preocupante pois possui diversos mecanismos de resistência bacteriana. O objetivo desse trabalho foi investigar a ocorrência dos genes blaKPC e blaNDM e a susceptibilidade aos antimicrobianos de isolados clínicos de K. pneumoniae provenientes de infecção em pacientes com e sem COVID-19 confirmado por teste de RT-PCR para SARS-CoV2, em um hospital público de Recife-PE.

Métodos

Foram analisados 30 isolados de K. pneumoniae, sendo 15 de pacientes com COVID-19 e 15 de pacientes sem COVID-19. Foi realizada a pesquisa de genes de resistência (blaKPC e blaNDM) por Reação em Cadeia de Polimerase, seguido do sequenciamento dos amplicons. O perfil de susceptibilidade antimicrobiana foi determinado através do equipamento automatizado BD PhoenixTM. Os dados secundários dos pacientes foram obtidos por meio dos prontuários eletrônicos disponibilizado pelo hospital de estudo.

Resultados

Todos os isolados apresentaram resistência às cefalosporinas de terceira geração e 90% (n=27) foram resistentes à pelo menos um carbapenêmico testado (imipenem, ertapenem ou meropenem). Os três isolados que não foram resistentes, eram oriundos de pacientes com COVID-19. Vinte e cinco (83%) apresentaram resistência a pelo menos um aminoglicosídeo testado (gentamicina ou amicacina) e 26 (87%) à quinolonas. A polimixina B e a colistina foram os antimicrobianos que apresentou melhor ação. As análises moleculares mostraram que 43% (n=13) dos isolados foram positivos para blaNDM; 17% (n=5) para blaKPC e 30% (n=9) foram simultaneamente positivos para os dois genes. A detecção do gene blaNDM foi maior (n=23), quando comparado ao blaKPC (n=14). Os pacientes sem COVID-19 possuíam maior faixa etária e mais comorbidades quando comparados aos pacientes com COVID-19, além disso, os pacientes sem COVID-19 tiveram a maior taxa de óbito.

Conclusão

A maioria dos isolados carreavam pelo menos um dos genes de resistência pesquisados, demostrando uma maior ocorrência de gene blaNDM do que de blaKPC. Não houve diferença na ocorrência desses genes entre os isolados oriundos de pacientes com COVID-19 e sem COVID-19.

Palavras-chave:
Bactéria Resistência
COVID-19
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools