Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE OTIMIZAÇÃO DE ANTIMICROBIANOS EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO ONCOLÓGICO - RESULTADOS DE UM ANO
Visits
265
Carolina Salume Xavier
Corresponding author
carolinasalume@gmail.com

Corresponding author.
, Paula Dutra Barbosa, Bil Randerson Bassetti, Ana Carolina D'Ettorres Coelho, Raphael Lubiana Zanotti
Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC), Vitória, ES, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A implementação de Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) tem por objetivo otimizar o uso de antimicrobianos nos serviços de saúde para garantir o efeito farmacoterapêutico máximo, reduzir a ocorrência de eventos adversos, prevenir a disseminação da resistência microbiana e diminuir os custos relacionados à assistência à saúde. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados obtidos em um ano de implantação do PGA do Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC) em Vitória, ES.

Métodos

Foram analisadas diariamente todas as prescrições de antimicrobianos (ATM) entre 01/06/2022 e 30/05/2022. As variáveis analisadas foram espectro de ação, dose, posologia, duração e via de administração, e as intervenções foram realizadas conforme necessidade. Os dados das prescrições foram coletados através do sistema MV módulo PSIH e lançados em planilha Microsoft Office, que também fora alimentada com as intervenções do time operacional, bem como informações referentes a adesão dos médicos assistentes. Nos pacientes convênio, a economia financeira foi calculada a partir de valores de Material e Medicação (MAT/MED) e número de diárias evitadas. Nos pacientes SUS, calculou-se economia relacionada a MAT/MED e giro de leitos.

Resultados

Sete mil oitocentos e três (7803) ATM foram avaliados no período. Destes, em 2091 (26,8%) foram realizadas intervenções do time operacional do PGA, e destas, 1514 (19,4%) foram acatadas pelos médicos assistentes. As principais intervenções realizadas foram redução do tempo dos ATM (22,8%), suspensão dos ATM (18,0%) e transição de via endovenosa para via oral (IV > VO) (17,0%). Os motivos de não adesão foram analisados a partir de janeiro de 2023. Das 349 não adesões no período, em 120 (33,2%) o médico não aderiu baseado em gravidade clínica, em 113 (32,4%) o médico assistente discordou da sugestão, e em 116 (34,4%) não houve justificativa do motivo da não adesão. Dos 7803 ATM prescritos no período, 1514 (19,4%) representavam antibioticoterapia perioperatória. O percentual de adequação à prescrição por até 24h subiu de 21,8% em novembro/22 para 72,2% em maio/23. A economia financeira no período foi da ordem de R$ 229.464,98, incluindo intervenções acatadas nos pacientes SUS e Convênio. O giro de leitos no período foi de 346 dias no SUS e 336 dias no Convênio.

Conclusão

A implementação do PGA no HSRC gerou redução do tempo de uso de ATM, redução do tempo de internação e considerável economia financeira.

Palavras-chave:
antimicrobianos stewardship resistência bacteriana gerenciamento de antimicroabianos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools