Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
EMERGÊNCIA DE ENTEROBACTERALES PRODUTORAS DE NEW DELHI METALLO-BETALACTAMASES (NDM) EM UM HOSPITAL TERCIÁRIO EM RECIFE, PERNAMBUCO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19
Visits
250
Polinny Suanny Fragoso de Santanaa,
Corresponding author
polinnydesantana@gmail.com

Corresponding author.
, Thaís Roberta da Silvaa, Marinalda Anselmo Vilelaa, Ana Caroline Oliveira Alves Ribeirob, Márcia Maria Camargo de Moraisa, Beathriz Godoy Vilela Barbosaa
a Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
b Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Durante a pandemia da COVID-19, houve um aumento na utilização de antibióticos e, consequentemente, da pressão seletiva, favorecendo a disseminação de patógenos multirresistentes. O objetivo deste estudo foi relatar a emergência da produção de NDM por Enterobacterales em um hospital terciário em Recife, Pernambuco, no período da pandemia.

Metodologia

Realizou-se um estudo retrospectivo dos registros do Laboratório de Microbiologia. Foram recuperados dados de Enterobacterales produtoras de NDM isoladas entre fevereiro de 2020 e maio de 2021. A identificação bacteriana e o perfil de suscetibilidade a antimicrobianos foram feitos por automação (Vitek 2®), a produção de carbapenemases foi detectada através do método de inativação do carbapenêmico modificado (mCIM) e do ensaio imunocromatográfico (Coris BioConcept®).

Resultados

O isolamento de amostras produtoras de NDM no laboratório estudado foi identificado pela primeira vez em 2020. Foram recuperados 30 isolados de Enterobacterales produtores de NDM, todos positivos no mCIM, a maioria (n=22; 73,3%) em 2021. Klebsiella pneumoniae foi a espécie prevalente (n=21; 70%), seguida por Enterobacter spp. (n=4; 13,3%), Proteus mirabilis (n=3; 10%) e Serratia spp. (n=2; 6,7%). As amostras foram predominantemente recuperadas das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) (n=17; 56,7%), em relação às enfermarias. As amostras foram isoladas de secreção traqueal e urocultura (n=8; 26,6% cada), hemocultura e ponta de cateter (n=6; 20% cada). Todas as amostras foram resistentes às cefalosporinas de 2ª e 3ª geração, aztreonam, ertapenem e ciprofloxacina. A resistência ao cefepime e à gentamicina foi de 96,6% (n=29) e 70% (n=21) respectivamente, enquanto para os carbapenêmicos imipenem e meropenem o percentual foi de 96,5% (n=28). As drogas com maior percentual de susceptibilidade foram amicacina (46,7%) e colistina (56,5%). Todos os isolados foram classificados como extensivamente resistentes (XDR). Oito isolados (26,6%) provenientes de UTIs produziam simultaneamente as carbapenemases NDM e KPC. Nenhum isolado foi produtor de OXA-48.

Conclusão

O aumento do isolamento de Enterobacterales produtoras de NDM com fenótipo XDR no período estudado pode estar relacionado à alta pressão seletiva exercida pelo maior uso de antimicrobianos no período da pandemia. Amicacina e polimixina permanecem como opções terapêuticas. Embora a resistência à colistina tenha sido identificada, são necessários testes confirmatórios.

Palavras-chave:
XDR
Klebsiella pneumoniae
KPC
UTI
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools