As PVHA são as mais vulneráveis à infecção por TB, sendo a principal causa de óbito neste grupo. A detecção da ILTB constitui um marcador de risco importante para o desenvolvimento da TB ativa, enquanto, o Tratamento Preventivo da Tuberculose (TPT) reduz significativamente a chance de progressão para doença ativa. No Brasil o principal indicador para o TPT é um resultado positivo da Prova Tuberculínica, que apresenta dificuldades em sua realização. Fazendo-se necessário a implementação de novas metodologias para a detecção da ILTB. Os testes do IGRA detectam a liberação de interferon-gama em resposta à estimulação de antígenos específicos do MTB, aumentando a especificidade em comparação a PT.
ObjetivoEste projeto visa implementar o IGRA, utilizando o QuantiFERON® TB Gold Plus, em um Hospital Universitário do Rio de Janeiro para a detecção da ILTB em PVHA. Metodologia: Trata-se de um estudo prospectivo de implementação utilizando métodos mistos. Foram elaborados Protocolos Operacionais Padrão e treinamento das equipes, para cada etapa da metodologia a ser implementada. Durante julho/2025 a dezembro/2025, os indivíduos agendados para consultas médicas no ambulatório de imunologia do hospital, foram triados a fim de saber se obedeciam os critérios de inclusão para o teste, aqueles com indicação foram convidados a realizar o exame. O estudo foi aprovado pelo conselho de ética em pesquisa da instituição (CAAE: 87287725.00000.5258).
ResultadosTestou-se 150 indivíduos, onde 42,7% dos indivíduos eram mulheres (n. 64) e 57,3% homens (n. 86), com idades entre 22 e 77 anos. 24,7% eram brancos (n.37), 11,3%, negros (n. 17) e 64%, pardos (n. 96). No grupo testado, 15 amostras apresentaram resultado “REAGENTE”, indicando que 10% da população estudada possui indicação ao TPT.
ConclusãoCom a implementação do IGRA na instituição, pode-se definir-se um Fluxo de Trabalho organizado e direcionado para a execução do teste, aumentando a adesão da equipe clínica ao rastreio da ILTB. Elucidando que um time multidisciplinar, treinado e orientado em todas as etapas do processo, utilizando novas tecnologias, favorece o rastreio e detecção da ILTB e ressalta a importância do TPT na saúde das PVHA.
Conflito de interesseNão há.
Comitê de ÉticaAprovado pelo cômite de ética em pesquisa. Número do parecer: 7.604.724. CAAE: 87287725.00000.5258.
Há Financiamento? EspecifiqueNão há.



