Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
TROMBOSE DE SEIOS DURAIS EM PACIENTE IMUNODEPRIMIDO: UM RELATO DE CASO
Visits
241
Júlia Ondrusch de Moraes Costaa,
Corresponding author
juliaondrusch@gmail.com

Corresponding author.
, Camila Porpino Maia Garciab, Francisca Maria Luiz Kigutib, Lucas Yoshio Nóbrega Kigutic, Victor Hugo Nogueira Tiburtinob
a Faculdade de Ciências Médicas (FCM-PB), Afya, Cabedelo, PB, Brasil
b Complexo Hospitalar Dr. Clementino Fraga, João Pessoa, PB, Brasil
c Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A trombose de seios durais (TSD) é uma condição rara que acomete pacientes jovens e que cursa com uma variedade de sinais e sintomas. Mais comumente a TSD se manifesta com cefaleia recente, intensa, de agravamento progressivo, acompanhada ou não de sinais neurológicos focais. As causas de TSD podem ser infecciosas locais ou sistêmicas, como a presença do vírus HIV. A suspeita diagnóstica da TSD é clínica, no entanto, deve ser confirmada por um exame de neuroimagem, sendo a Ressonância Nuclear Magnética (RNM) a técnica mais sensível para a confirmação do quadro, demonstrando hipersinal em todas as ponderações. A base do tratamento consiste em medidas de suporte, anticoagulação e trombólise.

Descrição do caso

Homem, 38 anos, SIDA, com relato de abandono de tratamento de terapia antirretroviral (TARV), admitido no serviço de infectologia com quadro de cefaleia, desorientação há vários dias associado a náuseas e vômitos. Realizada tomografia computadorizada de crânio, com lesão expansiva/infiltrativa, de limites mal definidos, centrada em região talâmica direita. Paciente iniciou tratamento para neurotoxoplasmose e reintrodução de TARV com tenofovir+dolutegravir+lamivudina. Solicitado RNM cranioencefálica com contraste que evidenciou sinais de trombose dural acometendo o seio sagital superior, os seios transverso e sigmoide à direita, bem como veias corticais de convexidade frontoparietal, além de alteração de sinal no mesencéfalo, acometendo pedúnculo cerebral e estendendo-se ao tálamo com realce anelar de contraste, ainda, mastoidite bilateral e sinusopatia esfenoidal e etmoidal. O paciente está submetido a medidas de anticoagulação e trombólise, além de medicações para neurotoxoplasmose e TARV. Comentários: A TSD é uma doença rara com complicações fatais sobretudo em pacientes imunodeprimidos que cursam com maior risco de eventos trombóticos. Assim, o diagnóstico deve ser considerado naqueles pacientes que apresentam cefaleia recente, severa e progressiva, e que apresentem manifestações comportamentais devido ao acometimento talâmico.

Palavras-chave:
Trombose Seios Durais Imunodepressão
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools