Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
SUSCETIBILIDADE DE ISOLADOS DE ENTEROBACTEREALES RESISTENTE AOS CARBAPENÊMICOS AOS ANTIBIÓTICOS CEFTAZIDIMA-AVIBACTAM, CEFTOLOZANE-TAZOBACTAM E CEFIDEROCOL
Visits
261
Deise Reis Carvalho
Corresponding author
consultoriamk.dc@gmail.com

Corresponding author.
, Isadora Oliveira e Silva, Katrine Flores, Luana Silva Dornelles, Mariana Preussler Mott, Rodrigo Minuto Paiva, Larissa Lutz
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Uma proporção significativa de infecções associadas aos cuidados de saúde tem sido atribuída a microrganismos que possuem resistência à maioria ou a todos os antimicrobianos disponíveis, ficando cada vez mais restritas as opções terapêuticas. O rápido aumento destes patógenos Gram-negativos multirresistentes é uma preocupação particular devido à escassez de novos antimicrobianos capazes de combatê-los.

Objetivo

Avaliar o perfil de suscetibilidade de Enterobacterales, frente aos novos antimicrobianos ceftazidima/avibactam (CAZ/AVI), ceftolozane-tazobactam (C/T) e cefiderocol (CEF).

Método

Foi realizado um estudo retrospectivo com Enterobacterales isolados de hemocultura e de lavado bronco-alveolar encaminhados para exames bacteriológicos na Unidade de Microbiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de junho de 2022 a maio de 2023. Como critério de inclusão foram considerados todos os isolados de Enterobacterales resistentes aos carbapenêmicos, totalizando 34 isolados. Foram determinadas as concentrações inibitórias mínimas (CIM) dos antibióticos CAZ/AVI e C/T para aqueles microrganismos produtores de serino-carbapenemases, totalizando 27 isolados; e CEF tanto para os microrganismos produtores de serino-carbapenemases como para os produtores de metalo-carbapenemases, através do teste de sensibilidade por gradiente de concentração, cujos resultados foram interpretados segundo o BrCAST 2023. O intervalo entre as CIM foi calculado, bem como determinadas as CIM50 e CIM90 para os três antibióticos testados.

Resultados

C/T foi resistente para 100% (27) dos isolados testados, com a CIM variando de 3 a 256 g/mL. Já para o CAZ/AVI, 63% (17) dos isolados testados foram resistentes, e as CIM variaram de 0,25 a 256 g/mL. Enquanto para o CEF apenas 3% (1) foram resistentes, apresentando uma variação de CIM de 0,047 a 4 g/mL. As CIM50 e CIM90 de CAZ/AVI, C/T e CEF foram 4,0 e 16,0; 128,0 e 256,0; 0,4 e 0,94 g/mL, respectivamente.

Conclusão

Entre os antimicrobianos testados, o cefiderocol apresentou as CIM mais baixas, tornando-se uma alternativa promissora para o tratamento de infecções causadas por Enterobacterales resistentes aos carbapenêmicos.

Palavras-chave:
Enterobacterales Resistência aos carbapenêmicos Cefiderocol Ceftazidima-avibactam Ceftolozane-tazobactam
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools