Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFIL MICROBIOLÓGICO E DE RESISTÊNCIA BACTERIANA EM UM HOSPITAL ESSENCIALMENTE CIRÚRGICO
Visits
428
Alexandre Westephal Losso
Corresponding author
alelosso@gmail.com

Corresponding author.
, Vitória Arias Zendim, Maria Esther Graf, Mauro Yukio Tamessawa, Camila Chevonica Vandresen, Helki Simone R Pereira, Márcia Aparecida da Silva, Natália Ramos Domino, Patrícia Dal Bem Bernardini, Raquel Bernardelli Gonçalves, Roberta Serra Pereira Grando, Viviane Pavanelo Boaventura
Hospital do Trabalhador, Curitiba, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A análise do perfil microbiológico de um hospital, bem como do perfil de resistência dos microrganismos, é uma ferramenta de extrema utilidade na prevenção e combate de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Nesse trabalho expomos a análise microbiológica de um hospital referência de atendimentos de trauma e comorbidades cirúrgicas.

Materiais e métodos

Coleta de dados referentes a todas as culturas das IRAS com resultado positivo e perfis de resistência dos germes isolados realizadas no Hospital do Trabalhador no período de janeiro a maio de 2023.

Resultados

Informações de 476 culturas positivas foram obtidas. Os microrganismos isolados com maior frequência foram Staphylococcus aureus (11,13%), Enterococcus faecalis (8,19%), e Escherichia coli (6,93%). Beta-lactamases de espectro estendido (ESBL) foi o mecanismo de resistência observado com maior frequência (56,57%), seguido pela resistência à meticilina (MRSA) (23,21%) em S. aureus. 44,95% das culturas positivas tinha como quadro clínico primário a infecção de sítio cirúrgico (ISC). A prevalência de culturas positivas de infecção de trato urinário não relacionada à sonda e a de pneumonia não associada à ventilação mecânica foram de 15,75% e 10,50%, respectivamente.

Conclusão

Segundo o Sistema Online de Notificação de Infecção Hospitalar (SONIH) referente ao estado do Paraná no ano de 2022, o microrganismo mais frequentemente isolado em culturas de IRAS foi Klebsiella pneumoniae, seguida de Pseudomonas aeruginosa e o complexo Acinetobacter baumannii. É possível notar a diferença marcante com os dados do nosso hospital, essencialmente cirúrgico, que tem a ISC como suspeita diagnóstica mais frequente levando à coleta de culturas, justificando o fato de que os germes isolados mais vezes são os cocos gram positivos. No estado do Paraná em 2022 o SONIH evidenciou que 26,33% dos S. aureus isolados em ISC eram MRSA. O HT apresentou dados semelhantes, com 24,52% dos S. aureus apresentando resistência à meticilina. A análise sistemática do perfil microbiano é fundamental para guiar tratamentos antimicrobianos empíricos, bem como para realização de ações de prevenção da disseminação de bactérias multirresistentes no ambiente hospitalar.

Palavras-chave:
Cultura Antibiograma Antimicrobianos Resistência Bacteriana Epidemiologia
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools