Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO E LABORATORIAL DE PACIENTES DO SEXO MASCULINO VIVENDO COM HIV/AIDS NO CENTRO SUL DA BAHIA
Visits
228
Vanessa Cristina Teixeiraa,
Corresponding author
vanessacteixeira@yahoo.com.br

Corresponding author.
, Andreisa Priebb, Thiago Gabriel Bonoto Valoisc, Lucas Amaral Cunhad, Mateus Balbino Barbosa de Carvalhoe, Lêda Cristina Rodrigues Françaf, Raíssa Hellen Prates Silveiraa, Michella Assunção Roquea
a UniFG, Guanambi, BA, Brasil
b Universidade de Gurupi (UnirG), Gurupi, TO, Brasil
c Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil
d Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL, Brasil
e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, MA, Brasil
f SEMSA/Manaus/Vigilância Saúde Leste, Manaus, AM, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Tendo em vista que questões sociais vêm aumentando a incidência do HIV/Aids em populações mais vulneráveis e dificultando o controle da epidemia, este artigo científico possui como foco delinear o perfil clínico-epidemiológico e laboratorial dos pacientes do sexo masculino diagnosticados com infecção por HIV no Serviço Ambulatorial Especializado de Guanambi-BA no período de 2015 a 2020 e avaliar fatores de risco associados ao diagnóstico tardio do HIV nesta população.

Métodos

Trata-se de uma pesquisa observacional, retrospectiva, transversal, quantitativa e descritiva com caráter documental, sendo aplicada análise estatística e inferencial considerando a distribuição dos dados do estudo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise dos prontuários médicos do SAE no referido município, buscando informações referentes à admissão do indivíduo no serviço. Foram avaliados 417 prontuários, sendo selecionados 32 que preencheram o critério de inclusão. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIFG sob protocolo n° 5.600.715.

Resultados

Constatou-se que o perfil destes pacientes é composto, em sua maioria, por homens solteiros (68%), com exposição heterossexual (58,6%), idade média de 38,8 anos, exercendo atividade laboral remunerada (64%) e com nível de escolaridade superior completo (40,6%). Sendo o aparecimento de sintomas sugestivos da doença o motivo que levou 46,8% dos pacientes a realizar o teste de HIV. No grupo testado devido ao aparecimento de sintomas (46,8%), a média de CD4 na primeira consulta foi de 218 células, enquanto o grupo que realizou o teste ainda assintomático (53,2%), por demanda espontânea ou Campanha Fique Sabendo, teve uma média de CD4 de 525 células.

Conclusão

Quando é feita a associação dos dados clínico-epidemiológicos com os níveis de CD4, encontramos como principal fator associado à gravidade da infecção a procura do serviço pela presença de sintomas sugestivos da doença, sendo que a demanda espontânea pelo teste, assintomático, foi o fator que se associou aos maiores níveis de CD4 e com um melhor prognóstico. Desse modo, os dados coletados ajudam a delinear algumas características da infecção pelo HIV/Aids na população masculina do Centro Sul da Bahia e identificam comportamentos fortemente associados à Aids e baixos níveis de CD4, servindo de subsídio para que sejam construídas políticas públicas voltadas ao diagnóstico precoce da infecção.

Palavras-chave:
HIV Epidemiologia Políticas públicas
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools