Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
OTIMIZAÇÃO ORIENTADA POR SUBSTITUIÇÃO BIOISOSTÉRICA DE 4-METOXINAFTALENO-N-ACILHIDRAZONAS COMO ESTRATÉGIA PARA MELHORAR A ATIVIDADE ANTIFÚNGICA CONTRA PARACOCCIDIOIDES SPP.
Visits
279
Livia do Carmo Silvaa,
Corresponding author
liviacarmo.bio@gmail.com

Corresponding author.
, Amanda Alves de Oliveiraa, Andrew Matheus Frederico Rozadab, Célia Maria de Almeida Soaresa, Flavio Augusto Vicente Seixasb, Bruno Junior Nevesa, Gisele Freitas Gauzeb, Vinícius Alexandre Fiaia Costaa, Maristela Pereiraa
a Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, GO, Brasil
b Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma infecção fúngica sistêmica grave que causa significativa morte e sofrimento, particularmente na América Latina. O tratamento da PCM é limitado por poucas opções farmacológicas que requerem protocolos de administração de longo prazo. Considerando as poucas classes de drogas disponíveis para o tratamento da PCM e o longo tempo de tratamento, o desenvolvimento de novos compostos anti-PCM é relevante. Nesse contexto, 4-metoxinaftaleno-N-acilhidrazonas surge como um andaime promissor para identificação dos novos compostos. Assim, desenvolvermos novos bioisósteros de 4-metoxinaftaleno-N-acilhidrazona com atividade anti-Paracoccidioides usando um pipeline de otimização in silico.

Métodos

Uma série de 4-metoxinaftaleno-N-acilhidrazonas, que já havia sido testada contra Paracoccidioides spp., foi utilizada para desenvolver modelos baseados em forma. Os modelos passaram por validação estatística e foram usados para filtrar uma biblioteca de compostos, que foram ranqueados por meio de funções de pontuação. A análise de docking molecular foi usada para selecionar 6 compostos que foram sintetizados e avaliados biologicamente usando os testes de concentração inibitória mínima (CIM), concentração fungicida mínima (CFM) e citotoxicidade. A similaridade entre o melhor composto identificado com outros compostos testados contra Paracoccidioides spp. e antifúngicos já empregados no tratamento da PCM foi avaliado usando Molecular ACCess System, um sistema de acesso molecular utilizado para realizar pesquisas e análises químicas e biológicas.

Resultados

Usando o protocolo aplicado por nós, priorizamos 6 compostos para síntese e avaliação biológica in vitro. Entre eles, dois compostos (AOS2 e AOS3) mostraram atividade nanomolar contra Paracoccidioides spp. com baixa citotoxicidade (índices de seletividade >2048). Esses compostos não são estruturalmente similares aos antifúngicos empregados no tratamento da PCM.

Conclusão

A metodologia empregada neste trabalho foi eficiente para projetar 4-metoxinaftaleno-N-acilhidrazonas otimizadas. Os compostos AOS3 e AOS2 são candidatos promissores a antifúngicos para o tratamento da PCM. As estruturas destes compostos ainda podem servir como pontos de partida em perspectiva para o desenvolvimento de novos antifúngicos.

Palavras-chave:
N-acilhidrazonas Quimioinformática antifúngico Paracoccidioidomicose
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools