Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INVESTIGAÇÃO DE ATENDIMENTO À GESTANTES DIAGNOSTICADAS COM CISTITE/INFECÇÕES URINÁRIAS EM PRÉ-NATAL DE ALTO RISCO NUMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA
Visits
208
Rebeca da Luz Vitóriaa,
Corresponding author
, Marla Niag dos Santos Rochaa, João Pedro Ferreira Pinho de Almeidaa, Juliana Gonçalves Diasa, Paula Vieira Pereiraa, Victoria Giulia Soares Locce da Silvaa, Caio Luiz Coelho Ferreira dos Santosa, Jéssica Mariana Lima de Oliveiraa, Ivana Karolina Sousa Santosa, Marcos André Medrado da Cruza, Kleber Pimentel Santosb, Sibele de Oliveira Tozetto Kleina
a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cruz das Almas, BA, Brasil
b Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O organismo gravídico, devido às suas diversas alterações, possui uma maior predisposição a ser acometido por cistites e infecções do trato urinário (ITU). Tais afecções são passíveis de encaminhamentos ao pré-natal de alto risco (PNAR), visto que podem afetar a saúde do binômio mãe-bebê, quando recorrentes.

Objetivos

Investigar a frequência de atendimentos a pacientes gestantes com diagnóstico de cistite ou ITU no PNAR, bem como o rastreio e a associação dessa condição em diabéticas, no recôncavo baiano.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo de corte transversal realizado através da análise de 249 prontuários de pacientes atendidas no PNAR da Policlínica Regional de Saúde (RECONVALE), entre 2018 e 2020. A tabulação foi realizada no programa Microsoft Excel versão 2013 e a análise estatística posterior, pelo Statistical Package for Social Sciences versão 23.0.

Resultados

O estudo demonstrou que 33/216 (15,3%) das gestantes foram diagnosticadas com cistite ou ITU, sendo a mediana das idades das pacientes de 27 anos (18,5-35), não apresentando diferença estatisticamente significante se comparadas às demais gestantes atendidas - com mediana de idade de 30 anos (24-37) e que não apresentaram esta condição, p = 0,292 (Mann-Whitney). Quanto à condição de Diabetes Mellitus, não foi possível realizar associação ao diagnóstico de Cistite/ITU, por meio da análise estatística da amostra p = 0,49 (qui quadrado). Percebeu-se também que, 207/224 (92,4%) pacientes realizaram sumário de urina ao longo da gestação, embora 56/192 (29,2%) não tenham realizado o exame de urocultura durante todo o pré-natal.

Conclusão

Apesar de não ter sido possível associar o diagnóstico das patologias estudadas com a diabetes, nem com a idade das participantes, a prevalência de Cistite/ITU mostrou-se digna de nota. Revela-se a realização de rastreio para tais afecções na grande maioria das gestantes, embora seja importante ressaltar que a não realização de urocultura em toda a assistência pré-natal, verificada no presente estudo, foge ao que preconiza o Ministério da Saúde como rotina de exames e avaliação da qualidade do Pré-Natal.

Palavras-chave:
Infecção do Trato urinário Gravidez de alto risco Assistência Pré-natal
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools