Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
INTERNAÇÕES POR MENINGITE VIRAL NO BRASIL EM CRIANÇAS: ESTUDO ECOLÓGICO
Visits
289
Ana Clara Aragão Fernandesa,
Corresponding author
claraaragao2019@gmail.com

Corresponding author.
, Thaís Coutinho de Rezendea, Brenda Luiza Carvalhob, Ticianne Nunes de Miranda Bentoa, Francisco Carlos Brilhante Netoa, Fátima Ayrine Pereira Limaa, Joice Raquel Urbano do Nascimentoa
a Universidade Potiguar (UnP), Natal, RN, Brasil
b Faculdade Maurício de Nassau, Aracaju, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/objetivo

A meningite viral afeta principalmente crianças e o seu principal agente etiológico é o enterovírus. A prevalência aumenta no verão e no início do outono em climas temperados, mas tem alta incidência durante todo o ano em áreas tropicais e subtropicais, isto sugere variabilidade da incidência no Brasil. Este estudo tem o objetivo de analisar o perfil epidemiológico da meningite viral em crianças no Brasil.

Métodos

Estudo ecológico realizado por meio de dados extraídos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) provenientes do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) em todas as regiões brasileiras no período de 2012 a 2022. Os participantes foram crianças de ambos os sexos na faixa etária de 0 a 14 anos. As variáveis analisadas foram: faixa etária, número de internações por meningite viral conforme lista de morbidade CID-10, média de permanência, valor total por Autorização de Internação Hospitalar e taxa mortalidade segundo região. As variáveis foram analisadas por meio da estatística descritiva.

Resultados

No período analisado, foram registradas 17.674 internações por meningite viral em crianças no Brasil. A faixa etária com maior número de ocorrência foi de 1 a 4 anos com 5.535 internações em todo território nacional. A região Sudeste apresentou o maior número de internações, com 8.128 casos, seguida pela região Nordeste (4.092 casos), região Sul (3.552 casos), região Centro-Oeste (1.124 casos) e região Norte (778 casos). O valor total gasto com as internações foi de R$ 17.737.448,97. A média de permanência hospitalar foi de 6,3 dias. A taxa de mortalidade global foi de 1,35%, sendo mais elevada na região Norte (4,88%) e região Centro-Oeste (1,6%), e mais baixa na região Sul (0,56%).

Conclusão

A análise epidemiológica das internações por meningite viral em crianças revelou uma carga significativa da doença no Brasil, corroborando o padrão epidemiológico visto na literatura. É fundamental implementar medidas de tratamento precoce para reduzir a morbidade e mortalidade associadas à meningite viral. Além disso, estratégias de educação em saúde e conscientização da população sobre os sinais e sintomas da doença são essenciais para promover a busca por atendimento médico oportuno.

Palavras-chave:
Epidemiologia Meningite Internações Brasil infantil
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools