Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
IDENTIFICAÇÃO DE CUTIBACTERIUM ACNES EM AMOSTRAS DE TECIDOS PROFUNDOS EM PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA LIMPA PRIMÁRIA DE OMBRO: É NECESSÁRIO O USO DE ANTIMICROBIANOS?
Visits
235
Mauro José Salles
Corresponding author
salles.infecto@gmail.com

Corresponding author.
, Maria Neri Kurihara, Ingrid Nayara Marcelino Santos, Mayara Muniz de Andrade Silva, Laura Batista Campos
Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Investigar a incidência de Cutibacterium acnes em amostras de tecidos profundos de pacientes submetidos a cirurgias limpas primárias e eletivas de ombro (artrotomia ou artroscopia), e caracterizar fatores de fenotípicos e genotípicos de patogenicidade associados à colonização ou infecção.

Métodos

Três amostras de tecidos (tecido ósseo, tendão e bursa) foram coletadas dos pacientes e alocadas em meio tioglicolato, incubadas em jarra de anaerobiose a 37°C por 14 dias. O grupo controle incluiu amostras de voluntários saudáveis que tiveram a superfície da clavícula esfregada com swabs. Os microrganismos foram identificados por MALDI-TOF MS e confirmados por PCR com a amplificação do gene PArA-1. A filotipagem ocorreu por PCR multiplex touchdown. A sensibilidade antimicrobiana foi testada com a fita Etest e a leitura da concentração inibitória mínima das fitas seguiram as recomendações do BrCAST, 2021.

Resultados

84 pacientes foram incluídos no estudo, 54% (45/84) homens, com média idade de 51 anos (±17 anos). Sexo masculino foi a única variável associada a maior probabilidade de recuperação de C. acnes (p=0,005). Das 255 amostras de tecido avaliadas, 21.5% (55) apresentaram qualquer crescimento bacteriano e destes, o C. acnes foi identificado em 11.8% (30). Os filotipos IB e II foram predominantes em 73,3% e 23,3%, respectivamente. No grupo controle, foram identificados quatro C. acnes, sendo dois do filotipo IA2. Os isolados de C. acnes foram majoritariamente sensíveis aos antimicrobianos avaliados, com exceção da resistência intrínseca ao metronidazol (CIM >256 g/mL) em todos, um isolado com resistência à penicilina (CIM 0.64 g/mL). Duas amostras apresentaram concentrações elevadas de ciprofloxacina (CIM >32 μg/mL) e rifampicina (CIM >32 μg/mL). Nenhum paciente foi diagnosticado com infecção clínica pós-operatória causada por C. acnes em seis meses de seguimento prospectivo.

Conclusão

Em pacientes submetidos à cirurgia eletiva limpa de ombro, as culturas de tecido profundo intraoperatória identifica comumente isolamentos de C. acnes, principalmente filotipos IB e II que foram associados às infecções em implantes ortopédicos. Entretanto, no presente estudo estes isolados não foram causadores de infecção pós-operatória. Outro marcador de patogenicidade como resistência aos antibióticos foi incomum. A identificação de C. acnes não impõe a necessidade imediata de tratamento quando não houver sinais de sintomas clínicos de infecção.

Palavras-chave:
Colonização
Filotipagem
Cutibacterium acnes.
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools