Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ESTUDOS DE CARACTERIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE LIPOSSOMAS ASSOCIADOS À PEPTÍDEOS ANTIFÚNGICOS DERIVADOS DA HISTATINA-5 VISANDO O COMBATE DE CANDIDA ALBICANS
Visits
235
Jéssica Ellen de Oliveiraa,
Corresponding author
jessica.ellen@usp.br

Corresponding author.
, Carolina Reis Zambomb, Saulo Santesso Garridob
a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, Brasil
b Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Araraquara, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A Candida albicans é um fungo dimórfico de maior prevalência na cavidade oral e a principal espécie causadora de candidíase. Em parte, as ações patogênicas de Candida albicans devem-se a formação dos biofilmes, uma matriz polimérica extracelular e responsável pela virulência deste microrganismo. Na cavidade oral essa matriz pode ser inibida por meio de peptídeos antimicrobianos, como histatina-5, que agem nas células planctônicas de Candida albicans e impedem a formação dos biofilmes. No entanto, a histatina-5 possui rápida degradação enzimática o que diminui o seu potencial de ação nos biofilmes já formados. Neste contexto, o objetivo do estudo foi associar histatina-5 a lipossomas PEGuilados para inibir a virulência formada por biofilmes de Candida albicans e proteger o peptídeo de ações enzimáticas.

Métodos

Para síntese de peptídeo foi aplicado o método de síntese em fase sólida e realizada a purificação por cromatografia de alta eficiência. Com o peptídeo purificado foi realizada associação do peptídeo ao lipossoma PEGuilado por método de evaporação em fase reversa sendo quantificado o peptídeo ao lipossoma por ultracentrifugação seguida da análise em espectrofluorímetro. Os ensaios microbiológicos do peptídeo 0Whistatina-5 foram realizados através da concentração inibitória mínima e a associação do lipossoma PEGuilado observada por meio da viabilidade celular por resazurina (AlamarBlue®).

Resultados e discussão

O método de síntese de peptídeo em fase sólida apresentou rendimento bruto satisfatório (74 %). O grau de pureza do peptídeo foi superior a 90 %, sendo ideal para confiabilidade da atividade do peptídeo. A adição de triptofano a histatina-5 permitiu a análise da associação ao lipossoma PEGuilado o qual gerou 88,65 % de eficiência, dado fundamental para a atividade do peptídeo. Para os ensaios microbiológicas foi observado que 80 μmol/L do peptídeo gerou 8,98 % de inibição. Ao associar 100 μmol/L do peptídeo no lipossoma PEGuilado foi analisado que a viabilidade celular manteve-se a 65 %, enquanto o peptídeo na mesma concentração não associado manteve a viabilidade celular em 70 % resultado indicativo de estabilidade na atividade do peptídeo.

Conclusão

A associação do peptídeo 0Whistatina-5 ao lipossoma PEGuilado permitiu a atividade fungistática do peptídeo, porém novos estudos devem ser realizados para o desenvolvimento antibiofilme do derivado de histatina-5.

Palavras-chave:
Lipossomas PEGuilados Biofilme Peptídeo Antimicrobiano
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools