Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ESTUDO DOS ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA NEUROTUBERCULOSE NO BRASIL ENTRE 2013 E 2022
Visits
273
Tatiana Sampaio da Silvaa,
Corresponding author
med.tatianasampaio@gmail.com

Corresponding author.
, Luiz Alexandre Trajano de Andradeb, Joanemile Pacheco de Figueiredoa
a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil
b Centro Universitário UniFTC, Salvador, BA, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

A neurotuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que afeta o sistema nervoso central. Esta condição apresenta várias formas de manifestação, como meningoencefalite, tuberculoma intracraniano, aracnoidite basal e mielite transversa, e é importante reconhecer os sinais e sintomas precocemente para garantir um tratamento adequado e reduzir as chances de complicações e sequelas. Este estudo descreve a situação da neurotuberculose no Brasil entre 2013 e 2022, considerando fatores como sexo, cor/etnia, faixa etária, regime de atendimento e taxa de mortalidade.

Métodos

Os dados foram coletados na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), referentes ao período de 2013 a 2022, no campo “Epidemiológicas e Morbidade”. As variáveis foram incluídas e tabuladas em Microsoft Office Excel® e submetidas a análises descritivas, utilizando-se frequências e porcentagens.

Resultados

Foram registrados 2.722 casos de neurotuberculose no Brasil durante esse período, com uma média de mortalidade de 11,2%. O ano de 2022 teve uma taxa de mortalidade (TM) de 16%. Dos casos registrados, 65,2% ocorreram em homens e 34,8% em mulheres, com TM de 11% e 11,5%, respectivamente. Em relação à cor/etnia, 30,7% dos pacientes eram brancos (TM = 9,2%), 6,2% eram pretos (TM = 13,7%), 40,5% eram pardos (TM = 11%), 1,5% eram amarelos (TM = 12%) e 0,5% eram indígenas (TM = 15,4%). Quanto à faixa etária, observa-se uma predominância de casos entre 20 e 59 anos, com um percentual de 70,9%; entretanto, a TM é maior em pacientes acima de 80 anos, com 28,1%.

Conclusão

No período estudado, a neurotuberculose afeta mais homens do que mulheres, embora a taxa de mortalidade tenha sido ligeiramente mais elevada entre as mulheres. Também é observado que pretos e pardos apresentaram uma taxa de mortalidade mais alta, ressaltando a importância de considerar fatores socioeconômicos e de acesso à saúde ao abordar a neurotuberculose. Quanto às faixas etárias, a taxa de mortalidade aumenta com a idade, sendo especialmente alta em pacientes com mais de 80 anos, chegando a quase 30%. Por fim, nota-se um aumento na taxa de mortalidade global em 2022, cujas causas precisam ser investigadas, podendo estar relacionadas a diagnóstico tardio, resistência a medicamentos, condições subjacentes (como imunossupressão), condição socioeconômica e acesso ao tratamento.

Palavras-chave:
Infecção por Mycobacterium tuberculosis Neurotuberculose Tuberculose do Sistema Nervoso Central
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools