Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DOS CASOS DE CLOSTRIDIOIDES DIFFICILE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ABORDAGEM MULTIFATORIAL
Visits
248
Luciana Rodrigues da Silva
Corresponding author
lrsiva@h9j.com.br

Corresponding author.
, Leonardo Barbosa Rodrigues, Fabiana da Silva Vasques, Vitor Luis Silva, Cinthia Nazário de Oliveira, Marcos Soares Tavares, Edson Abdala, Camila Silva Bicalho
Hospital DASA Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Clostridioides Difficile (CD) é um bacilo Gram positivo, formador de esporos, anaeróbio, amplamente distribuído no trato intestinal de humanos, animais e no meio ambiente. A infecção por CD (CDI) é uma das principais causas de diarreia relacionada à assistência à saúde, mas também está cada vez mais presente na comunidade. Aproximadamente 5% de adultos e 15% a 70% das crianças são colonizados por CD, e a prevalência de colonização é maior em pacientes hospitalizados. Na literatura uma revisão sistemática evidenciou que a densidade de diarreia por CD é de 0,35 casos para cada 1.000 pacientes-dia por ano e estas infecções aumentam o custo e o tempo de permanência hospitalar. O objetivo do estudo foi reduzir o número de casos de CDI em uma Unidade de Terapia Intensiva adulto (UTI).

Métodos

Trata-se de um estudo prospectivo de intervenção quase experimental, realizado em uma UTI adulto no hospital privado de alta complexidade na cidade de São Paulo. A UTI contempla 25 leitos, sendo 8 em quartos privativos e 17 leitos em estrutura de salão com divisórias de cortina, com média mensal de 638 pacientes-dia. Entre março e maio/2022 foi identificado um aumento dos casos de CDI e foram implementadas medidas para mitigação dos casos.

Resultados

No período da intervenção 100% dos leitos da UTI foram limpos com produto a base de cloro. Foi realizado treinamento lúdico dos colaboradores com adesão de 100% e reorientados da sinalização do leito com as placas de precauções. A densidade Incidência (DI) de CDI no período de março a maio foi de 2,62 casos por 1000 pacientes-dia após a intervenção no período de junho a dezembro/2022 a DI CDI foi de 0,0 casos por 1000 paciente-dia, com uma redução de risco absoluto de -0,0005 (95% IC -0,0030 a 0,0004).

Conclusão

Uma abordagem multifatorial junto a equipe multidisciplinar de forma estruturada demostrou-se aplicável e efetivo na redução e manutenção da densidade de incidência zero para os casos de Clostridioides difficile.

Palavras-chave:
Clostridioides difficile
Infecção por Clostridioides difficile
Unidade de Terapia Intensiva CDI
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools