Journal Information
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 77-78 (December 2018)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 22. Issue S1.
11° Congresso Paulista de Infectologia
Pages 77-78 (December 2018)
EP‐085
Open Access
DETECÇÃO POR SEQUENCIAMENTO GENÉTICO DE FONTE PROVÁVEL DE CONTAMINAÇÃO EM UM CARRO DE ALIMENTAÇÃO NA UTI‐B DO HOSPITAL SANTA PAULA
Visits
2537
Greice Pereira da Silva, Renata Braz Ralio, Nataly Thiago Santos, Claudio Roberto Gonsalez, Marcelo Mendonça
Hospital Santa Paula, São Paulo, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text

Data: 18/10/2018 ‐ Sala: TV 7 ‐ Horário: 13:44‐13:49 ‐ Forma de Apresentação: E‐pôster (pôster eletrônico)

Introdução: Diversas áreas hospitalares constituem um alto risco para surtos de infecção pela contaminação das mãos de profissionais assistenciais e de equipamentos hospitalares, especialmente em unidades de terapia intensiva.

Objetivo: Identificar fontes de contaminação para a elaboração de estratégias de diagnóstico e controle pela CCIH.

Metodologia: Fizemos a coleta de swabs de ambiente na UTI‐B e enviamos o material para a empresa Neoprospecta, que fez a identificação pelo sequenciamento do marcador genético rDNA 16S (v3‐V4) de bactérias.

Resultado: Detectamos áreas com um grande número de sequências de várias espécies bacterianas. As principais fontes de contaminação foram bombas de infusão, réguas de gases, grades das camas, monitores, respiradores e o local com maior contaminação foi um carro de alimentação com 1.060.976 sequências. A bactéria mais prevalente foi o Acinetobacter solii (392.167 sequências) e outras bactérias patogênicas foram detectadas, como Salmonella entérica, Acinetobacter baumannii, Pseudomonas putida e Klebsiella oxytoca.

Discussão/conclusão: A identificação dessas fontes de contaminação por sequenciamento genético mostrou‐se eficiente na detecção de bactérias no ambiente e propiciou modificações nas rotinas de limpeza e criação de medidas educativas com vistas à redução e ao controle de infecção.

The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools