Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
COMPARAÇÃO ENTRE TUBOS ENDOTRAQUEAIS CONVENCIONAIS E TUBOS REVESTIDOS COM POLÍMEROS NO DESENVOLVIMENTO DE PNEUMONIA ASSOCIADO À VENTILAÇÃO MECÂNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
Visits
256
Oscar Inácio de Mendonça Bisnetoa,
Corresponding author
oscarnetoneto3@gmail.com

Corresponding author.
, Luana Paula Garcez de Carvalho Feitozab, Taniela Marli Besc
a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil
b Centro Universitário FAMETRO, Fortaleza, CE, Brasil
c Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

O tubo endotraqueal é utilizado em pacientes que, com frequência, estão com as vias aéreas respiratórias comprometidas. Contudo, o material utilizado para confecção desse tubo ainda permite o desenvolvimento de pneumonia associada à ventilação mecânica. Portanto, está meta-análise tem como objetivo comparar os tubos endotraqueais revestidos com os tubos convencionais na prevenção da pneumonia em pacientes intubados.

Métodos

Foram pesquisados nas bases de dados PubMed, Scopus e Cochrane ensaios clínicos randomizados que comparassem o desenvolvimento de pneumonia associado à ventilação mecânica em tubos convencionais e tubos revestidos, que relatassem os desfechos: (1) diminuição de pneumonia; (2) mortalidade (3) colonização bacteriana; (4) tempo de internação. A heterogeneidade foi examinada com a estatística I2. Foi utilizado um modelo de efeitos aleatórios para os resultados com elevada heterogeneidade. A estratégia PICOTT foi definida e a busca pelos estudos teve início no dia 05 de maio de 2023.

Resultados

Foram incluídos 10 estudos randomizados, com um total de 2570 pacientes, dos quais 1148 (44,6%) foram submetidos a intubação com tubo revestido por polímeros. O critério para ser alocado no estudo foi intubação por 48h ou mais. Os dados estatísticos demonstram que os tubos endotraqueais revestido apresentam maior desempenho no combate a pneumonia quando comparado aos tubos convencionais utilizados atualmente. Os resultados coletados estão em Risk Ratio (RR), M-H, Random (RR 0,57 Cl 95% 0,47– 0,69; p < 0,01; I² 0%). Também, verificou-se que os tubos convencionais quando comparados os tubos revestidos apresenta-se como maior causador de mortalidade: Risk Ratio, M-H, Random (RR 0,82 Cl 95% 0,72 – 0,93; p < 0,003; I² 0%).

Conclusões

Estes resultados sugerem que a intubação endotraqueal através de tubo revestido com polímeros tem uma eficácia superior aos tubos convencionais, tornando-se uma estratégia no combate a pneumonia associada à ventilação mecânica.

Palavras-chave:
Tubo endotraqueal Pneumonia Tubo revestido
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools