Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO CLÍNICO NO PROGRAMA DE STEWARDSHIP – CATEGORIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES FARMACÊUTICAS EM PRESCRIÇÕES DE ANTIMICROBIANOS
Visits
315
Amanda Fouto Nevesa,
Corresponding author
amandafouto@hotmail.com

Corresponding author.
, Caio Henrique Bonaldo De Oliveirab, Danilo Rodrigues Goncalvesb, Flávia Serafim de Oliveira Sudob, Karoline Tonon Francisconib, Luciana Razaboni Angelob, Susy Tiemi Dos Santos Karimatab, Karine Maria Bollc, Camilo Molino Guidonic, Marcia Cristina de Godoy Pelozob
a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil
b Hospital Evangélico de Londrina, Londrina, PR, Brasil
c Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Sabe-se que o programa de Stewardship é uma importante ferramenta para manejar a resistência bacteriana e sua principal estratégia é tratar o paciente com o antimicrobiano (ATM) certo, na dose certa e no tempo certo. Entre os profissionais atuantes no Stewardship, cabe ao farmacêutico clínico avaliar a prescrição médica, acompanhar os exames laboratoriais e protocolos institucionais e realizar intervenções relacionadas ao uso de medicamentos.

Objetivo

Identificar as intervenções realizadas pelo farmacêutico relacionadas ao uso de ATM em prescrições de pacientes adultos de um hospital de nível terciário de Londrina no ano de 2022, categorizando as intervenções e demonstrar o papel do farmacêutico no programa de Stewardship.

Métodos

Estudo realizado em um hospital de nível terciário, as intervenções farmacêuticas relacionadas a ATM realizadas no período de 2022, foram classificadas conforme a ferramenta PRAT (identificação do problema relacionado a terapia antimicrobiana) baseada na classificação de problemas relacionados a medicamentos, sendo categorizadas como intervenções relacionadas a indicação, efetividade ou segurança.

Resultados

Foram avaliadas 22069 prescrições e realizadas 1843 intervenções farmacêuticas relacionadas aos ATM, sendo 45% relacionadas à segurança (potencial de reação adversa ou toxicidade), 38% à efetividade (questionamento do efeito terapêutico antiinfecioso), 10% à indicação (necessidade ou não do antimicrobiano ou à indicação ou não do uso de acordo com parâmetros clínicos e laboratoriais) e 7% que não se enquadram nas categorias anteriores. As principais intervenções realizadas foram referentes às interações medicamento-medicamento (31%), sendo realizado o reaprazamento dos medicamentos para resolução do problema. A dose prescrita está relacionada a 24% dos problemas encontrados, sendo realizado o ajuste da dose como intervenção, seguido por prescrição de medicamento desnecessário (11%), sendo sugerido então a suspensão do ATM. Problemas relacionados a frequência, intervalo de administração, são de 8% e problemas relacionados a administração do medicamento são 7%.

Conclusão

Evidenciou-se que a análise criteriosa da prescrição pelo farmacêutico clínico e suas intervenções são fundamentais para garantir a segurança do paciente e para a efetividade do seu tratamento, contribuindo então para o uso racional de ATM que, redução da resistência bacteriana, o principal objetivo de um programa de Stewardship.

Palavras-chave:
Stewardship antimicrobianos Farmacêutico
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools