Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS CASOS NOTIFICADOS DE MPOX EM SERGIPE
Visits
292
Flávia Moreira Dias Passos
Corresponding author
flavia.diaspassos@hotmail.com

Corresponding author.
, Vanessa Alves Nascimento, Luciano Araújo de Souza Filho, Guilherme Pedralina dos Santos, Beatriz Santana Ribeiro, Walmer Carvalho Filho, Marco Aurélio de Oliveira Góes
Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução/Objetivo

Mpox (monkeypox) é uma doença zoonótica viral causada pelo vírus Mpox, um membro do gênero Orthopoxvirus, que inclui o vírus da varíola (que causa a varíola). Mpox é caracterizada por erupções cutâneas. Em maio de 2022, vários países onde a Mpox não é endêmica relataram casos, incluindo alguns países das Américas. Em 23 de julho de 2022, o Diretor-Geral da OMS declarou que o surto de Mpox em vários países constitui uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional e em 11 de maio de 2023 foi finalizada essa situação. O estudo teve como objetivo descrever os casos notificados de Mpox em Sergipe.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal descrito dos casos de Mpox notificados no estado de Sergipe. Os dados foram obtidos a partir do banco estadual dos casos notificados, no período de 15 de junho de 2022 a 30 de junho de 2023.

Resultados

Em Sergipe, o primeiro caso de Mpox foi notificado em 15/06/2022, mas a primeira confirmação ocorreu apenas em 20/08/2022. Durante o período estudado foram notificados 386 casos suspeitos de Mpox, sendo 72 casos (18,7%) confirmados através de biologia molecular. Entre os confirmados, a maioria (79,2%) foi do sexo masculino e a idade variou de 1 a 62 anos (média de 29,04 anos), tendo 58,3% entre 20 e 39 anos. Quanto a orientação sexual 44,4% referiram ser homossexual ou bissexual. Apenas em dois 2 casos foi encontrada a coinfecção pelo HIV. Em apenas um caso houve necessidade clínica de internação hospitalar e nenhum evoluiu para óbito. Apesar de notificação de casos registradas até 26/06/2023, o último caso confirmado ocorreu em 19/01/2023.

Conclusão

A análise dos dados revelou uma demora no processo de confirmação diagnóstica, além de uma proporção relativamente baixa de casos confirmados em relação às suspeitas iniciais de Mpox. Observou-se que essa infecção pode afetar diferentes faixas etárias, com predomínio em homens adultos jovens. Destaca-se também a importância de abordar a prevenção e conscientização sobre práticas de proteção sexual em comunidades específicas. A maioria dos casos identificados apresentou gravidade moderada e poucas complicações graves foram registradas. Houve uma redução na incidência de casos confirmados na região, sugerindo a eficácia de medidas direcionadas de controle e prevenção.

Palavras-chave:
Mpox Emergência em Saúde Pública Epidemiologia Surtos
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools