Journal Information
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 27. Issue S1.
XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia
(October 2023)
Full text access
ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE CASOS DE EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO EM SERVIÇOS DE SAÚDE E EXPOSIÇÃO SEXUAL ATENDIDOS EM UMA INSTITUIÇÃO REFERÊNCIA NO AMAZONAS
Visits
217
Larissa Rocha Alipio Duarted,
Corresponding author
larissaduarte05@gmail.com

Corresponding author.
, Rafaela Tonholli Pinhob, Joice Ribeiro Lopesb, Samuel Filippe Motta Martins Diasb, Victor Araújo Fortuna Cáuse, Kelry Mazurega de Oliveira Dinellya, Louan Soares de Azevedoc, Arimatéa Portela de Azevedod
a Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO), Manaus, AM, Brasil
b Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Belo Horizone, MG, Brasil
c Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Manaus, AM, Brasil
d Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado; Manaus, AM, Brasil
e Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG, Brasil
This item has received
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 27. Issue S1

XXIII Congresso Brasileiro de Infectologia

More info
Introdução

Os acidentes de trabalho são um grande problema de saúde pública, especialmente para os profissionais da área da saúde. Diversos patógenos presentes em sangue e fluidos corporais podem causar infecções, incluindo HIV, Hepatite B e Hepatite C. No Brasil, esses acidentes são de notificação compulsória e tratados como emergenciais. Diante disso, o aumento desses infortúnios exige uma análise dos fatores envolvidos e a implementação de medidas de prevenção mais eficazes.

Objetivo

Realizar uma análise retrospectiva dos casos de exposição acidental a material biológico em serviços de saúde, além de exposição sexual. Ademais, identificar as causas dessas exposições, reconhecer casos graves que exigiram profilaxia e enfatizar o aumento percentual de acidentes por exposição sexual em relação aos anos anteriores.

Métodos

Estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, baseado em dados secundários coletados do Sistema de Gerenciamento Logístico dos Medicamentos Antirretrovirais (SICLOM), prontuário eletrônico I-doctor e fichas de dispensação de antirretrovirais. Foram analisadas variáveis relevantes para o objetivo do estudo, com inclusão de casos notificados no SICLOM nos últimos 5 anos. O estudo teve início após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, atendendo a Resolução CNS n° 466/2012 e suas complementações. A identidade dos participantes do estudo foi preservada.

Resultados

No ano de 2022, o hospital registrou 685 acidentes com exposição a materiais biológicos. A maioria dos casos (61,3%) envolvia indivíduos do gênero feminino. Desses acidentes, 10% foram considerados graves, 22,1% moderados e 67,9% leves. Constatou-se, ainda, que 82,7% das pessoas que procuraram profilaxia tinham entre 21 e 40 anos de idade. Houve também um número significativo de exposições sexuais a materiais biológicos, totalizando 1.394 casos, sendo 1,4% deles relacionados à violência sexual. A rápida busca por profilaxia pode prevenir doenças infectocontagiosas causadas por acidentes com materiais biológicos.

Conclusão

Com base na hipótese de que a profilaxia quando feita de maneira rápida, possibilita evitar complicações decorrentes de doenças infectocontagiosas, este estudo reforça a importância de medidas preventivas e de conscientização para garantir a segurança dos profissionais de saúde, além de oferecer subsídios científicos para a implementação de ações que aprimorem as estratégias de educação em saúde e controle de infecções.

Palavras-chave:
Acidentes biológicos
Assistência à Saúde
Infecções sexualmente transmissíveis
Full text is only aviable in PDF
The Brazilian Journal of Infectious Diseases
Article options
Tools